Blog

Ribbons

10 de abril de 2019

Alguns o chamam de carbono, outros falam que é “aquela fita preta para usar junto com a etiqueta para impressão na impressora”, mas sua nomenclatura técnica é “Ribbon” — também chamado de “Fita Ribbon” ou “Filme Ribbon” —, objeto principal do nosso artigo de hoje.

 

O que é o Ribbon?

Basicamente, ele é um Filme de Poliéster com alguns tipos de entintamentos (ou tintas) no lado de dentro — CSI ou IN —, ou no lado de fora — CSO ou OUT (siglas ou palavras em inglês utilizadas por diversos fabricantes).

O Ribbon é utilizado nas Impressoras Térmicas ou de Termo-Transferência (Zebras, Datamax’s, Argox’s, Bematech, Elgin, Intermec’s, entre outras), para impressão de identificações, códigos de barras e afins, sejam em etiquetas de papel (Couchê, Trans-Therm) ou filme (BOPE ou BOPP, OPP, Poliester, Vinil e outros).

 

Quais são os tipos de tinta da Fita Ribbon e suas características?

Ribbon Cera: utilizado somente na impressão em etiquetas de papel;

Este, é muito utilizado para processos logísticos. Se aceita uma dica, não o utilize em etiquetas BOPP — ou seja, etiquetas filmes — pensando que estará economizando, pois a impressão acontecerá, mas com indesejáveis umidade, atrito e produtos químicos escorrendo, e, no mesmo instante, você perderá a impressão.

 

Ribbon Misto ou Cera/Resina: ideal para ser utilizado com Filme BOPP ou OPP, Poliester, Vinil, entre outros;

O Ribbon Misto também pode ser utilizado em etiquetas de papel, uma vez que se tenha fricção do frontal da etiqueta com algo (como caixa com caixa friccionando dentro do baú quente de um caminhão, por exemplo). Esse tipo de Ribbon tem o custo maior que o Ribbon de Cera, mas, se tem fricção, o custo-benefício é muito bom.

 

Ribbon Resina: também utilizado em etiquetas BOPP ou OPP, Poliester, Vinil, entre outros;

Sua utilização é indicada para etiquetas que sejam aplicadas em locais abertos, sujeitas a intempéries e outras situações, como salitre, produtos químicos escorrendo pela etiqueta, superfícies/ambientes quentes ou gelados.

Já realizamos testes com Ribbon Resina, em que permitimos escorrer gasolina, acetona, álcool comum e isopropílico pela impressão na etiqueta de poliéster, e a mesma se manteve intacta na sua impressão! Assim como testes com etiquetas colocadas em nitrogênio líquido, e, quando retiradas, a impressão também se mantinha intacta.

 

Resina Têxtil: ideal para impressão em etiquetas de tecido nylon – poliéster – cetim, principalmente porque resistem a lavagens domésticas até 90ºC, ou industriais até 200ºC;

 

Ribbon para Rotulagens ou Near Edge: específico para datadores ou validades impressos diretamente nas embalagens de produtos, comumente utilizado nas rotuladoras (como Indústria Farmacêutica, entre outros);

 

Ribbon para Impressoras de Crachá: muito utilizado, seja ele monocromático (tinta preta) — em impressoras como Zebra/Eltron – Evolis – NBS – Datacard — para impressão frente; colorido (YMCKOK – yellow, magenta, cyan, black, overlay e black) — em impressoras como Evolis – Zebra/Eltron — frente e verso; em cartões de pvc ou poliester; para elaboração de crachás de identificação com foto e personalização.

 

Maiores dúvidas, por gentileza, fale conosco.

Não se esqueça: JR BARCODE — “Várias possibilidades com uma etiqueta”.

Roberto Corrêa Dias, Diretor Técnico JR Barcode, Administrador de Empresas, Técnico em Frontais e Adesivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *