Pulseiras e Etiquetas na saúde
28 de setembro de 2023Assim como qualquer estabelecimento, os hospitais e clínicas também — e principalmente — necessitam das identificações corretas, seja para seus pacientes, ou para os produtos e medicamentos. Dessa forma, iremos pontuar de que formas a JR Barcode pode auxiliar no fornecimento dessas identificações!
1.Pulseiras para pacientes
Estas, sendo feitas em papel ou filme, podem ser utilizadas em dois tipos: brancas, ou as chamadas “pulseiras de risco” (coloridas).
No geral, as brancas são mais usuais nas áreas de internação. Dessa forma, podem ser impressas informações do leito, dados sobre o paciente, códigos de barras referente a ele e afins.
Já as pulseiras de risco, servem para estabelecer o nível de emergência de cada paciente por meio das cores atribuídas pelo Protocolo de Manchester. Assim, o processo de atendimento pode ser agilizado de acordo com o risco apontado pela pulseira. As cores são:
- Vermelho – emergência
- Laranja – muito urgente
- Amarelo – urgente
- Verde – pouco urgente
- Azul – não urgente
Muitas das vezes, há preferência do cliente pelo material da pulseira em filme. Isto, pois, no contato da pulseira com a água, — seja para banho do paciente, lavagem de mãos, etc — ela se mantém com a impressão intacta e não se deteriora, diferentemente das pulseiras em papel.
2. Etiquetas personalizadas
Como mostramos no vídeo, existe uma série de tipos de etiquetas para os diferentes setores dos hospitais e clínicas — como autoclave, farmácia, almoxarifado, recepção, entre outros. E, cada um deles, exige determinado tipo de etiqueta par a identificação de produtos e medicamentos.
Com preferência às etiquetas coloridas, há muitos pedidos para etiquetas com descrições, como “Atenção: Medicamento sob refrigeração”, “Alta Vigilância”, “Medicamento controlado”, “Medicamento Alto Risco” e afins. E, além de identificar, juntamente as cores, elas tem o papel de alertar o usuário para o uso do medicamento correto, reduzindo demasiadamente a margem de erros numa rodagem rápida — como é a de farmácia, por exemplo.
Por isso, é de suma importância optar pela melhor qualidade de materiais e personalização correta das etiquetas!
3. Etiquetas brancas
Mesmo diferentes das etiquetas personalizadas, ambos os tipos possuem o mesmo objetivo: identificar! A diferença está na melhor escolha para uso de cada uma.
As etiquetas brancas, além de poderem ser feitas em diferentes materiais e formatos, elas propõem a opção de serem personalizadas pelo próprio cliente. Ou seja, basta ter uma impressora de termo-transferência e um ribbon, e as informações necessárias poderão ser impressas na hora, facilitando a agilidade de produção.
Porém, vale mencionar a importância de um papel ou filme compatível com o ribbon que será utilizado, e a escolha de um ribbon de qualidade para tal aplicação. Isto, pois, uma escolha errada, pode gerar prejuízos consecutivos de perda de impressão, falhas e outros fatores que prejudiquem a devida identificação, gerando problemas muito maiores, mais ainda quando se trata de setor de saúde.
Fique atento e, na dúvida, fale conosco! A JR Barcode tem uma equipe especializada para te orientar na melhor escolha de identificação para seus pacientes e produtos.
JR Barcode – “Várias possibilidades com uma Etiqueta.”
Roberto Corrêa Dias, Diretor Técnico JR Barcode, Administrador de Empresas, Técnico em Frontais e Adesivos, e Equipe JR Barcode.
Deixe uma resposta