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Introdução ao Código de Barras

30 de setembro de 2019

O que é o Código de Barras?

É uma representação gráfica de dados numéricos e/ou alfa-numéricos (de 8, 12, 13 ou mais dígitos), utilizada para identificar determinado produto. A partir do código de barras, é possível o rastreamento e monitoramento do produto, facilitando o controle de estoque.

 

Como funciona?

Cada produto terá um número específico para rastreabilidade. Caso haja variações num mesmo produto, — como diversas cores, sabores e tamanhos, por exemplo — haverá um código para cada item. Para que seja realizada a leitura, é utilizado um leitor de código de barras ou coletor de dados.

 

Quais os tipos de Códigos de Barras?

1. Unidimensional – Esse é o código tradicional. Como mostrado na imagem abaixo, ele é representado por barras, que, quando lidas por um leitor óptico, geram as informações do produto.

Obs.: Dica para impressão em Unidimensional: é mais indicado que se imprima o código na vertical, pois, mesmo que haja um ou mais riscos na cabeça de impressão da impressora, nenhuma barra do código será danificada.

Código de Barras Unidimensional

 

2. Bidimensional/QR Code – Esse código é mais atual. Um de seus objetivos é otimizar o espaço em produtos, levando o cliente para uma página de destino (em se tratando de marketing de produtos ou serviços). O termo “bidimensional” identifica que um mesmo arquivo que está numa ponta do código, pode estar na outra. Assim, mesmo que uma parte do código se perca, a informação ainda pode estar em outra parte. Nesta página, contém todas as informações do produto, que podem ser acessadas através de um aplicativo de leitor de QR Code.

Código de Barras Bidimensional

 

Quais os tipos de Códigos de Barras orientados por vendas?

Nos casos em que sua empresa faz a venda de produtos para outras empresas, é necessário que seus códigos sejam oficiais, ou seja, devidamente registrados. E a JR Barcode pode orientar para que isso seja realizado devidamente! Assim, você terá maior segurança em controle, e seu código será reconhecido em todo o mundo.

Nos casos em que as vendas da sua empresa sejam realizadas para o consumidor final, você pode ter um código interno, apenas para controles, como inventário, rastreabilidade dos produtos e afins. Nele, podem conter informações da identificação do produto — como, também: lote, validade ou operador que o fabricou, por exemplo.

 

Entendendo esses pontos que foram abordados, fica um questionamento: “Qual código devo usar no meu negócio?”

Em resposta a essa pergunta, elaboramos dois vídeos explicando os códigos mais importantes para que você entenda bem, antes de tomar qualquer decisão. Confira:

 

Caso ainda haja dúvidas, por favor, entre em contato conosco. E, não se esqueça: JR BARCODE  “Várias possibilidades com uma etiqueta”.

Roberto Corrêa Dias, Diretor Técnico JR Barcode, Administrador de Empresas, Técnico em Frontais e Adesivos.

3 respostas para “Introdução ao Código de Barras”

  1. Marcos disse:

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    Meu muito obrigado!!!

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