Blog

Etiquetas Removíveis X Permanentes de qualidade

22 de abril de 2023

Primeiramente, onde entra a qualidade das etiquetas adesivas?

A princípio, pensamos que as etiquetas adesivas são produtos fáceis de se adquirir, e que seu material se resume em “papel e cola”. Assim, acabamos por optar em comprar etiquetas em sites de produtos variados — geralmente, pelo preço mais baixo. E é aí que está o perigo!

O seu ramo influencia completamente na escolha das etiquetas, sejam elas para objetivo de remoção ou permanência. Por isso, é necessário ter muito cuidado na escolha da qualidade da etiqueta, principalmente baseada em valores! Já que elas são a identificação do seu produto, logo, não devem ser tratadas com insignificância, e sim, como um investimento.

 

Etiquetas adesivas removíveis

As etiquetas adesivas, no geral, são feitas como uma espécie de “sanduíche”, compostas por 3 camadas: frontal (onde são impressas as informações), adesivo e liner (papel manteiga onde o frontal é colado). Portanto, as etiquetas adesivas removíveis podem ser feitas com frontais em papel ou filme, mas, a diferença está no tipo de adesivo.

Um exemplo interessante de etiqueta com adesivo removível, são as etiquetas de cartão de crédito novo. Sabe os cartões Gold, Platinum, etc, que o banco lhe ofereceu por seu próprio mérito? Se a etiqueta de desbloqueio não for produzida com adesivo removível — mas permanente —, ao desbloquear o cartão e retirar a etiqueta, a mesma deixará resíduos do adesivo no cartão. Com isso, poderá agarrar na sua carteira, grudar poeira, suor das mãos, e, no melhor dos casos, deixar uma marca permanente de etiqueta no seu cartão.

O mesmo serve para alimentos, como, por exemplo, no caso da identificação de ovos, legumes e frutas. Estes, possuem uma rápida passagem nos mercados e mercearias. Porém, na escolha errada de um adesivo de etiqueta permanente, podem envolver casos ainda mais graves do que a simples estética de um cartão com cola, como a ingestão de resquícios de adesivo. Vale lembrar que, nestes casos, é importante buscar saber a certificação de órgãos, tipo o FDA (dos Estados Unidos), que certificam a não-toxidade dos alimentos via migração de adesivo para o alimento.

 

Etiquetas permanentes

Assim como as etiquetas removíveis, seu diferencial está apenas na escolha do tipo de adesivo. Este, sendo aplicado corretamente, é ótimo na identificação de eletrônicos, maquinários, peças de automóveis, ferramentas elétricas e locais que precisam de informações de alerta, para que, esta, não seja perdida. Em alguns casos, podem atender até mesmo à indústria de cosméticos, na confecção de shampoos, sabonetes líquidos ou outros produtos que necessitem de contato com a água sem perder a etiqueta com a identificação/informação. Com isso, é importante atentarmos a que aplicações exigem etiquetas com adesivo permanente, e quais necessitam de etiquetas com adesivo removível.

Vale ressaltar que as etiquetas removíveis têm um custo inicial maior, mas um ótimo custo-benefício. Não adianta pagarmos menos e obtermos um problema. Problemas custam muito caro!

 

E como comprar etiquetas adesivas de qualidade?

Como citamos anteriormente, é necessário identificar qual o seu tipo de negócio, logo, em qual produto a etiqueta será aplicada. E, um fator importante: a procedência da etiqueta! Opte por empresas especialistas em etiquetas e rótulos, pois, dessa forma, terá indicações de profissionais da área, e assistência técnica diante de qualquer problema.

 

JR Barcode – “Várias possibilidades com uma etiqueta!”

Roberto Corrêa Dias, Diretor Técnico JR Barcode, Administrador de Empresas, Técnico em Frontais e Adesivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *