Blog

Etiquetas para laboratório (de análises clínicas e outros)

4 de março de 2024

 

Inicialmente, acompanhe este case:

Uma vez eu fui convidado a ir a um laboratório e todas as etiquetas estavam esparramadas pelo chão. Era um laboratório que tratava especificamente de exames para clientes com possibilidade de AIDS. Isso se tornou um desastre, pois, com a confusão, muitas pessoas que estavam com seus exames negativos, receberam como positivo e vice-versa. Algo que parece tão simples como papel, mas que causou uma avalanche de problemas.

Esse laboratório procurou a JR Barcode para dar soluções emergenciais, e nós demos. No vídeo acima, daremosdois exemplos de etiquetas adesivas: uma que funciona e outra que não cumpre o seu papel. Portanto, veja como é possível evitar problemas com identificação no seu laboratório:

 

1.Se atente à memória do adesivo

A depender da qualidade da etiqueta adesiva que você escolher comprar, ela pode conter memória no adesivo ou não. Mas o que significa isso?

O adesivo com memória, possui uma química em específico que, para colar em partes cilíndricas — como nos tubos de ensaio ou frascos de medicamentos, por exemplo — é necessário que ele fique 100% colado, ou seja, seja fabricado para aquelepropósito. Caso contrário, pode acontecer de criarem as chamadas “orelhas” na etiqueta, se soltando consequentemente

 

2. Procurar resistência completa

São de suma importância, tanto a resistência do adesivo, quanto da etiqueta no quesito impressão. Muitas das vezes , nos laboratórios, os tubos de ensaio e outros frascos, necessitam receber tratamentos com hidrogênio — ou transportam líquidos que podem vazar ou escorrer e danificar a impressão. Por isso, vale ressaltar a importância de contatar uma empresa que saiba indicar os melhores materiais para tal, como o BOPP e o Poliéster, por exemplo, mas cada um especialmente para cada ramo.

 

3. Parar de olhar para os preços

Sempre falamos sobre isso por aqui, mas nunca é demais ressaltar sobre custo-benefício!

Se você investe inicialmente em uma etiqueta barata, é quase certo que tenha certos problemas futuramente, e terá que desenbolçar ainda mais para arcar com os custos e possíveis prejuízos que virão — como o do laboratório que citamos. Portanto, lembre-se que a identificação também é uma forma de investimento que influenciará (e muito) na qualidade dos seus produtos.

 

JR Barcode – “Várias possibilidades com uma Etiqueta.”

Roberto Corrêa Dias, Diretor Técnico JR Barcode, Administrador de Empresas, Técnico em Frontais e Adesivos, e Equipe JR Barcode.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *