Blog

Etiquetas para Congelados

14 de outubro de 2020

A importância do Protocolo

Antes de darmos início ao assunto principal do nosso blog, é de suma importância entendermos um conceito muito difundido atualmente: a palavraProtocolo“. Ela pode ser entendida por muitos como “algo maçante”, “desnecessário”, e, muitas das vezes, “irritante”.

Porém, o protocolo é o que nos leva à maior assertividade no contato com o cliente. Ele, nada mais é, do que um processo a ser seguido com um conjunto de etapas que são imprescindíveis para qualquer finalidade, inclusive de compra correta.

No que tange às etiquetas para congelados, esse protocolo pode ser encontrado no momento em que o cliente entra em contato com o fornecedor. Nesse primeiro contato, são realizadas algumas perguntas que vão direcionar o profissional técnico de vendas a apresentar a melhor alternativa dentro da realidade proferida, ou percebida.

 

Quais as principais perguntas na hora de comprar etiquetas para produtos congelados?

Para este caso, é importante que sejam realizadas perguntas como: “qual o local de aplicação?”; “há um espaço máximo para aplicação?”; “haverá atrito ou umidade?”; “qual a temperatura máxima e/ou mínima que será exposta a etiqueta?”.

Essas perguntas são importantíssimas, visto que, hoje, temos uma variedade de materiais em que são confeccionadas as etiquetas resistentes a baixas temperaturas. A exemplo:

Dessa forma, com as respostas corretas, o profissional técnico pode direcionar precisamente qual a etiqueta ideal para o seu ramo.

 

Onde são aplicadas as Etiquetas para congelados?

Normalmente, os produtos congelados que requerem uma identificação são produtos pré-cozidos das indústria de alimentos, refrigerados a uma determinada temperatura na câmara frigorífica (ou freezer, no caso de empresas menores), que podem variar de -5ºC a -40ºC.

Obs.: além da indústria de alimentos, existe também o ramo da criogenia, onde os produtos são submetidos ao nitrogênio líquido com temperaturas de -200ºC. Porém, nesse caso, somente o poliéster tratado é capaz de atender.

 

Para que Etiquetas nos produtos congelados?

Com a escolha correta do material, as Etiquetas para congelados exercem o papel principal de identificar o produto, seja com alfa-numéricos por código de barras para rastreabilidade, com o valor nutricional do produto ou com outras informações de escolha do cliente.

 

Como é a aplicação?

As etiquetas para congelados podem ser adesivas ou não adesivas, de acordo com a preferência do cliente. Quando adesivas, recebem tratamento adequado para que a cola resista ao “suor” da umidade e às baixas temperaturas do congelamento.

Com isso, deve-se dar atenção ao protocolo, pois nem todos os filmes são fabricados para resistir à mesma temperatura negativa. Assim, podendo haver gastos desnecessários, caso selecionada a etiqueta incorreta para determinado produto ou ramo.

Eis um exemplo prático de insucesso por falta de importância ao protocolo:

Um determinado cliente de produtos congelados reclamou conosco sobre a capa do frontal de sua etiqueta em filme soltando. Quando fomos pessoalmente detectar o que havia ocorrido, percebemos que o mostrador de temperatura apontava -20ºC. Porém, na aquisição da etiqueta em filme tempos atrás, esse mesmo cliente citou que utilizava -5ºC para o congelamento de seus produtos, valor diferente do que mostrava no painel. Logo, o orientamos a escolher entre duas opções: 1. Passar a comprar um filme com custo inicial mais caro, porém, com um custo-benefício a atingir os tais -20ºC; 2. Rever com o seu pessoal técnico (nutricionista e outros) a possibilidade de aumentar a temperatura para -5ºC. No fim, o cliente optou por aumentar a temperatura, para não precisar pagar por um custo maior do que vinha pagando.

Mas este é um caso isolado. Vale ressaltar que nem todos os casos possuem a mesma solução, nem o mesmo custo.

 

Por isso, ressaltamos aqui o grau de importância em seguir o protocolo de perguntas, respondendo da forma mais clara e objetiva a cada um dos questionamentos apresentados. Isto, sempre visando a entrega da solução ideal para o seu negócio!

 

 

JR Barcode — Várias possibilidades com uma etiqueta.

Roberto Corrêa Dias, Diretor Técnico JR Barcode, Administrador de Empresas, Técnico em Frontais e Adesivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *