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Etiquetas de qualidade – como identificar?

24 de novembro de 2023

Todas as empresas que lidam com produtos físicos, sejam elas de grande ou pequeno porte, necessitam de etiquetas de identificação para seus produtos. Porém, como perceber se uma etiqueta possui qualidade para ser adquirida na mesma medida que os seus produtos merecem?

Primeiramente, é importante dizer que as etiquetas direcionadas para locais ou produtos que exijam maior tecnologia e resistência, não devem ser buscadas em compras em papelaria. Pois, como é citado no vídeo, etiquetas com objetivos mais técnicos e estratégicos, geralmente estão em compradores de impressoras de termotransferência e leitores de códigos de barras, por exemplo.

 

1º passo – Entender a etiqueta e seu frontal

Como já citamos algumas vezes aqui no nosso blog, as etiquetas adesivas são compostas por três partes: frontal, adesivo e liner.

Em se tratando do frontal, inicialmente — quando o dólar estava mais baixo — as etiquetas de papel possuíam o frontal em um material chamado “transtherm”, que com transferência direta da impressão com o ribbon, era considerado o ideal para impressões em papel. Com o passar do tempo e o aumento do dólar, o transtherm passou a ficar inviável para compra, e então empresas de todo o Brasil aderiram ao papel couché, que não tem o tratamento ideal para seus fins como o transtherm, mas atende a demanda como substituto.

Porém, além das etiquetas de papel, as chamadas couché, no mercado também existem as etiquetas em filme, que são direcionadas a produtos específicos ou que estejam submetidos a ambientes que necessitem de mais resistência física e química.

Assim, independentemente se a etiqueta adesiva que a sua empresa esteja buscando, seja ela em papel ou filme, é de suma importância conhecer a procedência dos materiais e suas combinações com ribbon e adesivo, como citaremos mais à frente.

 

2º passo – O casamento entre etiqueta e ribbon de qualidade

É importante se atentar à relação do seu ribbon com a sua etiqueta. O papel couché, por exemplo, não deveria ser indicado para impressões de identificação com códigos de barras. Isto, pois qualquer falha na impressão por termotransferência devido a um ribbon de má qualidade ou uma combinação errada de ribbon + frontal da etiqueta, pode gerar altos prejuízos e atrasar a produção — principalmente em se tratando da leitura de códigos de barras unidimensionais, que são os códigos com as barrinhas e uma numeração logo abaixo.

Portanto, lembre-se de buscar um ribbon também de qualidade para suas impressões. Ainda que ele tenha um custo mais alto, o custo-benefício valerá muito mais a pena do que qualquer possibilidade de prejuízo à sua empresa.

 

3º passo – Se atentar ao adesivo e sua aplicação

Muitas empresas questionam o porquê do adesivo da etiqueta estar descolando ou saindo facilmente. Porém, por mais resistente, de qualidade ou pegajosa que a cola do adesivo seja, se apenas for “encostada” a etiqueta na superfície, ela não irá funcionar. Isso acontece, pois, quando a etiqueta é aplicada superficialmente, o adesivo pode formar pequenas bolhas de ar entre ela e a superfície, fazendo com que a mesma se solte facilmente. Então, é necessário que o operador responsável aplique a etiqueta com veemência, pressionando-a, e se certifique de que ela colou totalmente no local ou produto devido.

E, além disso, vale frisar que todo adesivo necessita de, pelo menos, 24h para ter cura, ou seja, estabelecer uma colagem completa na superfície. Portanto, somente após esse tempo, ele terá a real cola/pega para exercer sua função.

 

Além dessas dicas para identificar as melhores opções para ter qualidade nas suas etiquetas, pode-se conseguir resultados ainda mais assertivos quando se tem a orientação de profissionais da área, para direcionar os melhores materiais e processos que se adaptem aos seus produtos. Na JR Barcode nós temos essa equipe! Entre em contato conosco e tire suas dúvidas, quem sabe nós podemos te ajudar!

 

JR Barcode — Várias possibilidades com uma etiqueta.

Roberto Corrêa Dias, Diretor Técnico JR Barcode, Administrador de Empresas, Técnico em Frontais e Adesivos.

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