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Como solucionar problemas na impressora de códigos de barras?

30 de maio de 2019

 

Se você é novo na codificação, pode se deparar com alguns problemas de impressão nas Impressoras Zebra, Datamax, Argox, ou Elgin, entre outras — assim como Etiquetas de Papel, Filmes e Fitas Ribbons. Por isso, separamos alguns casos com dicas para ajudar na resolução destes possíveis problemas encontrados na impressora ou na impressão. Verifique em qual deles você se encontra:

 

1º Caso – Fonte desligada na energia

Antes de tudo, verifique se a tomada da Impressora está ligada na energia. Isso é sério, pois já ocorreu a um cliente que nos convidou para verificar o porquê de a impressora não funcionar, e o motivo era: não estava ligada na tomada.

 

2º Caso – Impressão falhada por poeira

Antes de achar que o problema possa ser a etiqueta de papel ou filme (ou mesmo o ribbon), se sua impressão está saindo falhada, experimente os seguintes procedimentos:

2.1. Verifique a Cabeça de Impressão

Abra a impressora, levante a cabeça de impressão e, com um pedacinho de algodão umedecido com um pouco de álcool (de preferência o isopropílico, pois evapora mais rápido), passe o algodão na cabeça de impressão.

Perceberá que, muitas das vezes, o algodão sai preto de sujeira. E, ainda mais em impressões com letras ou números bem pequenos (na chamada “caixa baixa”), a sujeira já é um grande fator responsável pela falha de impressão.

2.2. Verifique o Rolo Tracionador

O “Rolo tracionador de Etiquetas” (mostrado na imagem abaixo) é um rolinho que fica posicionado na parte de baixo da impressora, por onde sai a etiqueta impressa. No sentido figurado, ele pode ser associado à uma rua de asfalto, que, com pedras, faz com que o carro pule ao passar por elas. Ou seja, na presença de muita sujeira/poeira no rolo tracionador, a impressão pula e fica falhada — mais uma vez, principalmente em casos de letras ou números pequenos.

Assim, para resolução deste problema, pode-se recorrer ao mesmo método da cabeça de impressão: com um algodão umedecido com álcool, limpe cuidadosamente o rolo tracionador. Logo, você estará tirando “as pedras do caminho”, e terá uma impressão perfeita.

 

Rolo tracionador de etiquetas

 

Se após realizar os procedimentos acima, seu problema ainda não foi solucionado, então verifique os outros casos e tente os próximos passos:

 

3º Caso – Impressão falhada por Darkness incompatível com Ribbon

Primeiro, vá no Drive de instalação da Impressora (quando você a recebeu/comprou, ela veio com um CD, com um Software de instalação). Nele procure por “Opções”, depois “Darkness”. Algumas terão o darkness de 1 a 15, outras de 0 a 20, e outras de Médio ou Grande Porte, de 0 a 30. Após isso, verifique a compatibilidade do darkness de acordo com o tipo de Ribbon:

3.1. Darkness para Ribbon de Cera

Se você utiliza Ribbon de Cera com Etiqueta de Papel, coloque o darkness em torno de 50% da capacidade (por exemplo, se o darkness vai de 0 a 20, coloque em 10). Após isso, teste a impressão, pode ser que seu problema esteja resolvido. Lembrando que é preciso primeiro verificar o 2º caso para melhor verificação, procure não pular etapas.

3.2. Darkness para Ribbon Misto

Se você utiliza Ribbon Misto (Cera/Resina), com Etiqueta de Filme (plástica, BOPP, Poliester, ou Vinil, etc), coloque o darkness em torno de 75% da capacidade de tal modalidade (por exemplo, se vai de 0 a 20, coloque em 15). Então, teste a impressão, e pode ser que seu problema esteja resolvido.

3.3 – Darkness para Ribbon de Resina Pura

Se você utiliza Ribbon de Resina Pura com Etiqueta de Filme (plástica, BOPP, Poliester ou Vinil, etc), devido as mesmas ficarem expostas no tempo ou a escorrer agentes químicos agressivos na impressão, coloque o darkness em torno de 90% da capacidade de tal modalidade, ou seja, se vai de 0 a 20, coloque em 18, por exemplo. Teste a impressão, e pode ser que seu problema esteja resolvido.

  

4º Caso – Impressão falhada por Velocidade da Impressora

Se você já tentou solucionar o problema de falha na impressão com os métodos anteriores e não funcionou, tente verificar a velocidade da Impressora. É interessante que se avalie o tipo de velocidade que você está utilizando, pois no Ribbon há composições químicas distintas para diferentes velocidades. Ou seja, se você é de uma Indústria Pesada, com Impressoras de Grande Porte, por exemplo, com velocidade das Impressoras em 10” ou mais, não é um Ribbon comum que precisa comprar, mas um específico/técnico para tamanha velocidade.

Com isso, se você compra o Ribbon somente com base em preços, com certeza está no caminho errado. Pois, em termos técnicos, terá muita dor de cabeça com etiquetas com impressões falhadas, dificultando ou impedindo a leitura do código de barras, caso necessário. Quando custa isso? É importante analisar.

 

5º Caso – Material inadequado

Verificar se o material está adequado, não se trata da etiqueta, mas dos seus frontais e adesivos. Dependendo do tipo de aplicação, é necessário avaliar o custo benefício de cada um desses materiais atentamente. Em casos de simples aplicações, não é preciso ser tão rigoroso nesse aspecto. Mas, em se tratando de situações que haja umidade, exposição com salitre, exposição ao tempo ou agentes químicos corrosivos, por exemplo, não deve ser utilizado qualquer papel ou filme.

É necessário que haja o tratamento correto nos frontais e adesivos, com o ribbon apropriado, a limpeza adequada da Impressora, a velocidade de impressão e o darkness corretos para que ocorra sucesso total nas suas impressões.

 

Esperamos ter ajudado a sanar o problema da sua impressora/impressão através dessas dicas! Se conseguiu a solução, que tal nos dar um feedback?

Qualquer dúvida, entre em contato conosco.

 

JR Barcode — “Várias possibilidades com uma etiqueta”.

Roberto Corrêa Dias, Diretor Técnico JR Barcode, Administrador de Empresas, Técnico em Frontais e Adesivos.

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