Blog

Darkness

17 de junho de 2020

O que é Darkness?

O Darkness, conhecido em português como “negrito”, é um ajuste muito importante na impressora, que pode influenciar completamente na qualidade da impressão.

 

Compatibilidade Darkness x insumos da impressora

Antes de tudo, para explicar a importância dessa configuração chamada darkness, é preciso conhecer quais os insumos adequados para o seu tipo de impressora, sejam rolos de etiquetas de papel ou filme + ribbons.

No geral, a etiqueta de papel (Couchê, Termo-transfer, etc), pode utilizar o ribbon Cera ou o ribbon Misto (Cera/Resina). Nesses casos, o darkness será da seguinte forma: cada fabricante de impressora, com seus diferentes modelos, tem um total de darkness distintos – ou seja, 15, 20, 30.

Aqui vão alguns exemplos: 

Para uma etiqueta de papel com ribbon de cera ou misto, utiliza-se cerca de 50% do total de darkness da impressora comprada (se o total é 15, utiliza-se 8; se for um total de 30, é utilizado cerca de 15 de darkness; e assim por diante – estamos falando de temperatura).

Para etiquetas de filme com ribbon misto, utiliza-se cerca de 70% do total de darkness indicado na impressora.

Já para etiquetas de filme com ribbon de resina pura, utiliza-se cerca de 85% a 90% de darkness.

 

 

 

Por que isso ocorre?

Quando alteramos o darkness estamos aumentando ou diminuindo a temperatura da cabeça da impressora.

Portanto, caso tenha somente cera na formulação do ribbon (por exemplo), não é necessária uma alta temperatura para que a impressão ocorra no frontal da etiqueta de papel.

Quando utilizado o ribbon misto (cera/resina), ou de Resina Pura, é necessário um aumento cada vez mais considerável da temperatura (darkness), para que sejam quebradas as moléculas de resina e o ribbon penetre no frontal da etiqueta – esta, geralmente de filme, que não fica na superfície do mesmo.

Caso o ribbon não seja de boa qualidade (geralmente, sendo bem mais barato), e não atenda a real aplicação que é para suportar – como por exemplo, exposição da etiqueta a altas ou baixas temperaturas, sol, chuva, salitre, ranhuras ou fortes atritos –, dificilmente se alcançará a boa impressão na etiqueta.

 

Como melhorar a qualidade de impressão através do Darkness?

Quando se compra uma impressora própria para a impressão de códigos de barras e identificações alfanuméricas, sempre virá junto ao programa um “drive de impressão”, onde é possível alterar o Darkness.

Para realizar facilmente essa alteração e melhorar a sua qualidade de impressão, siga os passos abaixo:

 1º Passo: Vá até a Área da impressão;

2º Passo: Selecione a opção “Configurações”;

3º Passo: Selecione a opção “Darkness”;

4º Passo: Altere para a temperatura adequada aos insumos da sua impressora.

E pronto!

Apesar de ter um passo a passo relativamente fácil, é se suma importância atentar para os aspectos comentados anteriormente.

 

Importante: o custo-benefício no Darkness

Falar sobre “Casos de Sucesso” é algo muito bom. Mas, para te dar um parâmetro melhor do que acontece ao utilizar o darkness incompatível com os insumos e vice-versa, vamos falar de casos de “insucesso”?

A exemplo: Um cliente comprou rolos de etiquetas de filme (que aceita umidade, temperaturas baixas e altas, etc), sendo muito mais caro do que os rolos de etiquetas de papel — a aplicação dele exigia esse material, devido à umidade. Porém, pensando em economizar, esse cliente comprou o ribbon de cera (quando deveria ter comprado o ribbon de resina pura, que é muito mais caro devido à aplicação em umidade). Resultado: a impressão ficou boa, mas, só de encostar nela com a etiqueta umedecida ou com os dedos suados, já se perdia toda a impressão. E fica a pergunta: o barato saiu muito caro, não é? 

Se você tem uma aplicação que exija temperaturas elevadas ou negativas, que fique exposta no sol ou na chuva ou que exija resistência, pensar em economizar é, na realidade, gastar. Lembre-se sempre de um dos fatores mais importantes para tudo: o custo-benefício.

 

Um outro ponto que deve ser lembrado é:

se você utiliza uma “caixa” (tamanho de letra ou número), muito pequena, não adianta elevar o seu darkness. Pois, nesse caso, já se trata da “resolução” da impressora. Como assim?

Toda impressora para impressão de código de barras vendida no Brasil já vem de fábrica com 203 DPIs de resolução. Porém, se você tem uma determinada medida de etiqueta — onde o espaço a ser aplicado não permite o aumento de tamanho da mesma — e muitos caracteres (letras e números) a serem impressos, precisará diminuí-los bastante. Com isso, na hora de imprimir, mal conseguirá ler, devido as falhas na impressão. Então você aumenta cada vez mais o darkness, e percebe que, ao invés de ficar legível, ficou borrado. Eis a solução: comprar uma impressora e requerer que a mesma venha com 300 DPIs, pois, assim, você terá uma resolução maior, não vai precisar ficar aumentando o darkness e, com isso, irá diminuir a vida útil da cabeça de impressão. E o mais importante: sua impressão ficará linda, legível.

Impressoras com 300 DPIs são mais caras, mas sempre lembrando do custo-benefício, e que “o barato sai caro”.

 

JR Barcode, várias possibilidades com uma etiqueta.

Roberto Corrêa Dias, Diretor Técnico JR Barcode, Administrador de Empresas, Técnico em Frontais e Adesivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *