Blog

Como funciona o QR Code?

22 de fevereiro de 2024

Uma invenção de 1994, o QR Code surgiu para facilitar a leitura, geração e compartilhamento de informações, de maneira mais evoluída que o código de barras. Em formato quadrado e com uma sequência de pontos impressos, o QR Code tem a capacidade de nos direcionar a uma página, site, ou a qualquer endereço que for destinado. Conheça mais um pouco sobre esse tipo de código a seguir:

 

1.Nomenclatura

Apesar de compacto, seu nome “QR” significa “Quick Response”, isto é: resposta rápida. Como um avanço tecnológico do código bidimensional mais famoso do mundo, o QR Code também é muito utilizado nas etiquetas!

Assim, os produtos podem ser escaneados e apresentar uma série de informações online — inclusive para comparações de preço e versões — que podem ser lidas pela própria câmera do celular em milésimos de segundos, sem que seja necessário um leitor de código de barras.

 

2. Como acontece a leitura?

Sendo um código no formato quadrado e com recortes em preto e branco, ao apontar a câmera do celular para o mesmo, esta, faz uma leitura que começa pelos grandes quadrados nas extremidades e termina no interior do código. Dessa forma, é atribuído um valor a cada pequeno quadrado com base na cor (preta ou branca), e, estes, são agrupados para gerarem padrões.

A partir do momento que este código é lido pela câmera, a tela é direcionada diretamente ao link, site, ou o que estiver contido como objetivo final do código.

 

3. Como posso usar o QR Code?

Com o QR CODE, é possível armazenar informações, controlar estoques, armazenar URLs, imagens e, o mais importante, simplificar o dia a dia e a conexão com o seu cliente, fornecedor ou parceiros. Ou seja, os QR CODES surgiram para promover praticidade ao seu negócio!

 

4. Como gerar um QR Code?

Hoje em dia há uma série de sites que fazem esse papel no próprio Google. Basta inserir a URL desejada e voilà: seu QR Code está pronto para ser usado.

Obs.: em plataformas como o Whatsapp ou Instagram, por exemplo, esse trabalho já é feito pelo próprio app. Não tem mistério!

E, por fim, fazer seu pedido conosco para que seu QR Code esteja em qualquer lugar que desejar através da etiquetagem. Esperamos por você!

 

JR Barcode – “Várias possibilidades com uma Etiqueta.”

Roberto Corrêa Dias, Diretor Técnico JR Barcode, Administrador de Empresas, Técnico em Frontais e Adesivos, e Equipe JR Barcode.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *