Blog

Código de Barras – EAN 13

8 de novembro de 2019

 

O EAN 13 é um código de barras oficial. Com ele, sua empresa e seus produtos são reconhecidos no Brasil e no mundo! Este código representa de forma gráfica os dados numéricos, e é composto por 4 divisões numéricas. Confira:

  1. A primeira sequência de 3 dígitos representa o país de origem do item. O número que representa o Brasil, por exemplo, é o 789;
  2. Logo após o número do país, vem à numeração que representa a empresa que produziu o item;
  3. A terceira categoria descreve as características e identifica o produto;
  4. O ultimo número é denominado digito verificador, que é obtido por meio de uma conta realizada por softwares para validar os doze números anteriores.

 

Obs.: O EAN 13 serve para identificar os produtos, não serve para classificar.

Seus benefícios são: controle das vendas (desde o ponto de vendas até a criação de relatórios), e controle de estoques e produtos.

Essas ações fazem com que a sua empresa se torne dinâmica, evite desperdícios e cresça (faturando mais) com organização — sempre levando em questão o planejamento.

 

Dados importantes sobre o Código de Barras

  1. Margem de Silêncio

É um espaço recomendado de, no mínimo, 1 mm nas margens do código. Isto, para que não corra o risco de qualquer coisa que se aproxime do código (parecendo uma barra) seja confundido com ele.

Caso não haja essa margem, pode ocorrer do leitor óptico não conseguir ler as informações ali indicadas, ou até mesmo gerar uma leitura errada. Veja o exemplo de margem abaixo.

  1. Tamanho mínimo do código

É recomendado um tamanho mínimo do código em torno de 3 cm de largura por 2 cm de altura, não esquecendo da margem de silêncio.

 

  1. Contraste

É aconselhável que o fundo onde estará o código de barras seja de cor clara e as barras do código de cor muito mais escura, para que haja contraste entre ambos.

 

Esperamos que essas informações e dicas tenham o ajudado no processo de implementação de rastreabilidade por código de barras!

JR BARCODE — “Várias possibilidades com uma etiqueta”.

Roberto Corrêa Dias, Diretor Técnico JR Barcode, Administrador de Empresas, Técnico em Frontais e Adesivos.

Uma resposta para “Código de Barras – EAN 13”

  1. Augusto disse:

    Apesar de conhecer bem sobre os códigos de barras não sabia sobre as margens de silencio. Sem este 1mm poderá ter erro na hora da leitora do código. Obrigado pela postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *